Como se preparar para a certificação CISSP

Artigos
fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.

Read more of my posts.

by fabio

Eu obtive minha certificação CISSP em 2009, após tentar pela segunda vez o exame, que naquele ano era feito somente no formato papel.

Atualmente, a prova para obtenção da certificação está em um novo formato, que se adapta às sua respostas e pode ter menos de 250 questões.

Provavelmente você já deve ter visto tudo sobre a prova, já perguntou aos amigos e já tomou sua decisão por alcançar este objetivo.

O que gostaria de acrescentar aqui, é como eu desenvolvi uma técnica de “concurseiro” para esta prova e que depois utilizei para todas as demais certificações, com bastante sucesso.

Na minha primeira tentativa, eu já vinha com alguma experiência em provas de certificação e tinha acabado de concluir minha especialização em segurança de redes e sistemas. Julguei errado, que já tinha todo o conteúdo de cabeça e experiência em exames e fui de “peito aberto” para o fracasso na prova.

O resultado levava dias, porque a prova tinha que retornar para Clearwater, FL para a correção. E o resultado óbvio, foi de falha.

Conversando com minha esposa, que já havia estudo muito para vestibulares de medicina, ela me deu uma série de técnicas, para vencer uma prova extensa como a do CISSP.

4 dicas essenciais de preparação para o CISSP

  1. Estude todo o conteúdo da ementa, por mais que você julgue ter experiência e trabalhar com aquilo no seu dia-a-dia, ou que considere o assunto “chato”. Ao menos leia, e você vai se surpreender que ao menos tomará conhecimento de algumas coisas novas;
  2. Leia ou assista as aulas, até que você consiga explicar à um leigo em tecnologia, o que acabou de ler ou aprender. Quem ensina, tem que aprender de verdade, para não passar por um farsante.
  3. Conheça o seu ritmo sem perder o foco, isso quer dizer que você precisa fazer alguns simulados e entender quantas questões você consegue responder, sem entrar no “modo automático” e começar a viajar os pensamentos em algo fora. Na prova do CISSP, você não pode se dar ao luxo de perder questões por que não está focado. Eu consegui treinar para responder 50 questões sem perder o foco, então a cada 50 questões que eu respondo, eu paro, tomo uma água ou faço um lanche, ou apenas relaxo e me alongo se eu estiver em uma sala de aplicação de prova. O importante é você parar, respirar e só depois voltar para mais uma bateria de 50 questões. Com a prova atual, talvez esta métrica deve ser de uma pausa a cada 20 ou 15 questões.
  4. Descanse bem para a prova. Marque a prova para o primeiro horário da manhã e na noite anterior a prova vá dormir cedo e relaxe, não estude na noite anterior ao seu exame. O conhecimento já está em você, se você realmente seguiu os passos. Então relaxe, pois uma mente descansada toma melhores decisões. Se você duvida, pesquise a respeito do processo decisório em pessoas com restrição de sono. Se possível, evite também bebidas alcoólicas. O álcool diminui a hidratação corporal e consequentemente, seu cérebro estará um pouco mais prejudicado em uma ressaca, ainda que leve.

Livro fonte de estudos

Eu estudei e até hoje recomendo o clássico CISSP All-in-One Exam Guide, que foi escrito inicialmente por Shon Harris, falecida em Outubro de 2014, mas que deixou um legado e sua obra foi revisada por Fernando Maymi.