Carreira de Analista ou de consultor? O que é melhor?

Blue Team Academy, Cortes
fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.

Read more of my posts.

by fabio

Neste post, vamos explorar as diferenças entre a carreira de analista de segurança e a de consultor de segurança da informação. Esses termos podem variar dependendo da empresa e do setor, levando a confusões na definição de cargos. Analistas geralmente trabalham exclusivamente para uma empresa, enquanto consultores prestam serviços a várias empresas. Ambas as carreiras têm vantagens e desvantagens, e a escolha depende dos objetivos individuais.

A distinção entre analista de segurança e consultor de segurança da informação pode ser confusa, pois não há um consenso claro na indústria. Analistas geralmente são profissionais de segurança que trabalham para uma única empresa, como eu, que sou um analista de segurança do Itaú. Eles conhecem profundamente o ambiente da empresa, sabem onde estão todos os sistemas e têm relacionamentos sólidos com colegas de trabalho. Essa familiaridade pode ser uma vantagem, pois eles podem resolver problemas rapidamente e até mesmo galgar degraus na carreira dentro da empresa.

Por outro lado, os consultores de segurança trabalham para empresas que prestam serviços a diversas organizações. Eles trazem conhecimento e experiência de segurança para diferentes clientes e projetos. Isso pode ser dinâmico e oferecer uma ampla exposição a diferentes ambientes de segurança, o que pode ser uma oportunidade de aprendizado constante. No entanto, essa carreira pode ser mais instável, pois os consultores estão constantemente se movendo entre projetos e clientes.

A escolha entre essas carreiras depende dos seus objetivos pessoais. Se você deseja conhecer profundamente uma única empresa, resolver problemas rapidamente e construir uma carreira sólida dentro dessa organização, a carreira de analista pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você está interessado em diversidade de experiências, aprendizado constante e não se importa em trabalhar para várias empresas, a carreira de consultor pode ser mais adequada.

Ambas as carreiras têm vantagens e desvantagens, e é importante considerar seus próprios objetivos e preferências ao fazer essa escolha.