Neste episódio eu vou abordar uma técnica de como você pode aprender ferramentas de segurança da informação, em uma maneira simples e barata.
Na segurança da informação, o uso de ferramentas é constante, uma vez que temos muitas atividades que precisamos automatizar para conseguir monitorar e proteger as empresas.
Mas… nem sempre temos oportunidades e dinheiro para fazermos os cursos oficiais que os fabricantes das ferramentas oferecem.
Por isso, uma das técnicas que eu uso até hoje, é consultar e estudar pela documentação do produto.
A documentação é o caminho
Quando eu trabalhei na Novell, eu fui treinado para escrever documentações e artigos técnicos.
Entre uma das tarefas ou preocupações de quem escreve uma documentação, é fornecer o máximo de informações para que o leitor, que provavelmente será nosso cliente, tenha tudo o necessário para extrair o máximo da ferramenta.
E isso passa por ensinar também alguns conceitos aos quais a ferramenta se baseia. Por exemplo, eu aprendi o básico de TCP/IP, lendo em uma documentação de roteadores Cyclades, há muito tempo atrás.
Neste episódio, eu conto esta e outras histórias a cerca de como você pode usar documentação oficial da ferramenta para saber como utilizá-la e assim aprender um pouco mais de segurança da informação.