Apagão de tecnologia afeta a cibersegurança

Notícias
fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.

Read more of my posts.

by fabio

O aceleramento da transformação digital abriu diversas vagas em tecnologia, e aumentou a escassez de profissionais. Este apagão de mão de obra de tecnologia, afteta diretamente a cibersegurança.

Com a pandemia de 2020, muitas empresas tiveram que adotar sistemas de trabalho remoto e muito do que era feito presencialmente teve que ser convertido para o digital, para poder ser feito via Internet.

Este aumento da demanda de tecnologia, fez com que os profissionais de TI se tornassem escassos.

O mesmo acontece na segurança da informação, uma vez que vários profissionais migram de outras áreas de tecnologia para a segurança.

É o que ressalta o artigo Como o apagão de talentos em tecnologia impacta a cibersegurança de Rafael Sampaio para a IT Forum.

O artigo ressalta uma pesquisa feita pela Cybersecurity Ventures, que diz:

Houve um crescimento de 350% na demanda por profissionais de segurança da informação, entre 2013 até 2021. Chegando a 3.5 milhões de posições no mundo que não estão sendo preenchidas

Negociações e altos salários

Para quem precisa contratar, não está tendo muitas alternativas e as negociações estão levando um tempo maior, pois o profissional qualificado também sente que tem poder de decisão.

Algumas empresas já estão oferecendo salários mais altos para atrair os talentos, evitando que a falta de recursos possa levar a outros tipos de prejuízos, se for ofendida por um ataque cibernético.

Sampaio também explica algumas alternativas, onde empresas podem criar o seu próprio pipeline de profissionais para atender a demanda por segurança.

Ficou interessado em entrar para este mercado?

Se você ficou interessado em entrar para este mercado de segurança da informação e suprir esta demanda mundial.

Fique atento em nossas publicações, que tem como objetivo divulgar conhecimento de segurança da informação para você que quer entrar no mercado.

Assine minha newsletter

Já pensou em trabalhar com segurança no Brasil ou em qualquer outro país?

Assine minha newsletter e receba gratuitamente notícias e análise de vagas na área de segurança, e prepare-se para o mercado que dispõe de um grande número de vagas.