Cuidado com sites de verificação de dados vazados

Notícias
fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.

Read more of my posts.

by fabio

Talvez você não esteja sabendo, mas está a venda na Internet uma base de dados, que diz-se conter dados pessoais como CPF, endereço e telefone de 220 milhões de cidadãos brasileiros.

Segundo o IBGE, a população estimada do Brasil inteiro, é de 212 milhões de pessoas.

É óbvio que esta base de 220 milhões, deve conter dados de pessoas falecidas ou dados duplicados. Mesmo por que o CPF gerado no registro de nascimento, é bem recente. Ainda temos brasileiros vivos sem CPF.

Verifique se seus dados foram vazados

Com a grande abordagem da mídia, muitos sites começaram a surgir e até serem recomendados por matérias jornalísticas, prometendo lhe dizer se seus dados foram vazados.

CUIDADO!

Estes sites podem até ter uma boa intenção, mas para validar se seus dados foram vazados, eles precisam primeiro, ter tido acesso à base dos 220 Milhões. Aqui temos duas opções:

Ou eles compraram a base, o que pode ter custado muito dinheiro, e não teriam razão de oferecer este serviço público;

Ou eles querem validar os dados e você checando os seus dados e de seus familiares, está dizendo à eles que a informação é válida.

De onde vem os dados vazados

Não há certeza de onde vieram os dados, mas há muita especulação que seja de algum órgão do governo, que seria capaz de ter tal volume de dados.

Há matérias que confirmam que os dados não vieram do Serasa, como se havia suspeitado.

O que fazer se seus dados foram mesmo vazados

Se seus dados foram vazados, o que pode ser quase certeza, você deve ficar atento a qualquer email ou comunicação de bancos, lojas e empresas, informando que você adquiriu algum serviço.

MAS PRESTE ATENÇÃO!!!

NÃO CLIQUE EM EMAILS DIZENDO QUE VOCÊ TEM DÍVIDAS OU FEZ COMPRAS!!

Ao receber uma notificação ou correspondência como essa, procure a empresa pessoalmente e verifique se há alguma dívida ou obrigação feita em seu nome.

Se houver, faça imediatamente um Boletim de Ocorrência e procure cancelar a obrigação feita em seu nome. Caso não consiga, procure a justiça.

Boa sorte à todos nós!

PS:

Vale a pena conferir esta matéria da The Hack

Investigamos! Tudo o que você queria saber sobre o vazamento de 220 milhões de CPFs (thehack.com.br)