fbpx

Como a Segurança da Informação pode ajudar a sociedade

Uma nova geração de profissionais de segurança vem se formando, e com eles, preocupações como ajudar a sociedade a ser melhor, sustentabilidade e bem-estar, são valores não negociáveis.

Com isso, empresas e gerentes, tem colocado pontos de trabalho da segurança da informação, para atender também os anseios destes novos profissionais.

Mas como a Segurança da Informação pode ajudar a sociedade?

O resultado do trabalho

Quem se beneficia inicialmente com o trabalho do profissional de segurança, é obviamente a empresa que o contrata.

Esta empresa, ficando mais segura e protegida, pode crescer e abrir novas contratações de funcionários, contribuindo com a oferta.

A empresa também, pode continuar a oferecer seus serviços, que muitas vezes, tem valor essencial para a sociedade. Como por exemplo uma empresa de saneamento, que ao ficar protegida de ataques, pode continuar a oferecer o tratamento de água, um serviço essencial à sociedade.

Beneficiários indiretos

Da mesma forma, clientes e empresas parceiras ou prestadoras de serviço da companhia onde você trabalha, também se beneficiarão com os resultados da proteção que você irá fazer.

Indiretamente, um cliente de um banco, que está seguro de ataques hackers, se beneficia ao não ter seus dados e informações privadas vazadas em um roubo de dados.

As empresas fornecedoras, poderão continuar a fazer negócios com a empresa protegida, sabendo que suas informações ou pagamentos não serão interrompidos por um ataque.

Serviço voluntário

E sem contar, que ao se qualificar para o mercado de segurança da informação, você como profissional pode se dedicar a atividades de voluntariado, onde poderá utilizar seus conhecimentos técnicos para ajudar pessoas vulneráveis em tecnologia, como crianças e adolescentes vítimas de cyberbullying ou idosos, que por não ter muita familiaridade com tecnologias, podem se tornar vítimas de estelionatários digitais.

O serviço voluntário também pode ser feito através de instituições ou programas como o TecKids e o Womcy, voltados a educação de crianças e o suporte e incentivo às mulheres no mercado de segurança da informação, respectivamente.

Saiba mais como um profissional de segurança pode ajudar a sociedade, no episódio abaixo:

Author: fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.