Melhor e mais barato do que corrigir um problema em um sistema, é fazê-lo funcionar de maneira segura desde a sua concepção para que se tornem produtos seguros.
Por isso temos dentro da disciplina de segurança da informação, a segurança de softwares.
Independente se os softwares são comprados do mercado ou desenvolvidos pela própria empresa, os produtos precisam ser seguros e por isso fazemos avaliações e correções.
Secure by Design para produtos seguros
Uma das técnicas aplicadas é o Secure by Design, que avalia a segurança desde a concepção do produto até o lançamento (go-live).
Em cada fase, você deverá ser capaz de identificar riscos e já corrigí-los, mudando conceitos, funcionalidades, estruturas antes de consolidar outros componentes do software.
Esta é uma das razões pela qual é mais vantajoso monitorar a segurança ao longo do projeto, com uma metodologia como o Secure by Design, do que corrigir ao final.
Apresentação na Unicesumar
No vídeo abaixo, tive a oportunidade de falar sobre Secure by Design com alunos de graduação dos cursos de análise de sistemas e ciência da computação.
Assine minha newsletter
Já pensou em trabalhar com segurança no Brasil ou em qualquer outro país?
Assine minha newsletter e receba gratuitamente notícias e análise de vagas na área de segurança, e prepare-se para o mercado que dispõe de um grande número de vagas.