fbpx

Aumente sua privacidade, habilitando DNS sobre HTTPS

Os navegadores de Internet mais populares, acrescentaram uma funcionalidade que permite que você use DNS sobre HTTPS e esconda das operadoras, o que você está acessando e assim aumentar sua privacidade.

Mas o que é realmente isso?

DNS é a sigla para Domain Name System. É a parte da Internet que converte nomes como www.sobiecki.net em número IP. O IP por sua vez é uma sequência de números única na Internet, e que seu computador utiliza internamente para copiar as páginas e fotos de um site para você ver na sua tela.

O HTTPS é nosso maior aliado na confidencialidade de dados. Popularmente conhecido como o cadeadinho da Internet, e aparece em sites seguros. Significa que o que você trafega de dados entre você e o site, esta protegido por criptografia.

A novidade é que antes de você acessar um site, o seu navegador (Chrome, Firefox ou outros), convertia o nome do site em número IP e com isso, as operadoras de telefonia ou outro provedor no meio do caminho (se você estiver usando WiFi público por exemplo), poderia ver e saber quais sites você estava entrando.

Mas qual é o risco hoje?

As operadoras ou empresas que oferecem acesso a Internet, podem e já obtiveram respaldo jurídico, para coletar informações sobre o acesso de seus clientes e está autorizada a vender estas informações para anunciantes.

Em alguns casos, é possível saber parte do conteúdo como por exemplos, buscas no google, apenas lendo o que vai na barra de endereços.

Para você ter uma idéia do problema de privacidade, basta dar uma olhada no seu histórico do navegador, mesmo os sites que você acessa na guia anônima.

Você teria a coragem de publicar isso para todos ou você gostaria que as pessoas não soubessem de um ou outro site que você acessa?

Sendo assim, é altamente recomendado que você configure este recurso em seus computadores e celulares.

100% protegido com DNS sobre HTTPS?

Vocês sabem e eu sempre repito, que em segurança não existe nada 100% protegido.

Este recurso é algo do navegador, e te protegerá enquanto estiver navegando por ele.

Mas outros programas como o programa de email, seu netflix, seus apps no celular, poderão estar entregando aos provedores que ficam entre você e o site, o conteúdo que você está acessando.

Para se ter mais privacidade, o ideal seria utilizar uma VPN – Virtual Private Network. É uma rede que criptografa todo o seu acesso na Internet, e fica apenas entre você e o provedor de serviço de VPN.

Ficou mais popular e existem hoje vários aplicativos para celular que fazem VPN.

Você pode pagar por mês ou por ano. Alguns são grátis, mas você já sabe que eu sempre digo, que não existe nada grátis de verdade. Então o melhor é pagar pelo serviço e ficar com a privacidade tranquila.

Tutorial para habilitar DNS sobre HTTPS

O site LifeHacker fez um tutorial para os navegadores Firefox, Chrome e Edge.

Está em inglês, mas as telas são semelhantes ao seu computador, mesmo utilizando português.

Boa sorte e mantenha a privacidade.

Torne-se membro

Já pensou em trabalhar com segurança no Brasil ou em qualquer outro país?

Torne-se membro de nossa comunidade e receba gratuitamente notícias e análise de vagas na área de segurança, e prepare-se para o mercado que dispõe de um grande número de vagas.

Author: fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.