fbpx

Por que uma falha na AWS parou empresas e a Internet?

Uma falha em um dos serviços na AWS, parou várias empresas conhecidas e afetou clientes no mundo todo. Estas empresas dependiam de serviços online oferecidos pela AWS.

A falha foi confirmada pela página de status da AWS e afetou o serviço Kinesis de um dos datacenters da empresa.

Várias empresas, que dependiam do sistema e definiram o mesmo datacenter da empresa, tiveram seus serviços afetados e consequentemente seus clientes.

As empresas, aparentemente, confiaram exclusivamente na AWS ou em outras palavras, colocaram todos os ovos no mesmo cesto.

Se é cloud, porque as empresas foram afetadas?

O serviço de cloud, normalmente tem meios de oferecer tolerância a falhas ou alternativas de migração do serviço para outros datacenters.

No entanto, esta funcionalidade deve ser prevista na arquitetura de segurança da informação.

Muito provavelmente, as empresas que foram afetadas, não pensaram nisso, durante a fase de desenho de suas soluções.

Como evitar que uma falha na AWS, como esta que parou empresas me afete?

Durante a fase de desenho de sua solução, você como especialista em segurança deve utilizar recursos da cloud, para migração rápida de serviços.

Além disso, é possível fazer uma estrutura que conte com sites externos, ou serviços replicados entre outros fornecedores de cloud.

Um serviço pode operar com uma parte da demanda em AWS e outra parte em Oracle Cloud Infrastructure ou Azure por exemplo.

Fonte: https://www.theverge.com/2020/11/25/21719396/amazon-web-services-aws-outage-down-internet

Author: fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.