fbpx

IA conseguiu adivinhar a senha usando vídeoconferência

Pesquisadores conseguiram construir uma IA (Inteligência Artificial) que consegue adivinhar a senha do usuário, sendo digitada no teclado, em uma vídeo chamada, através dos movimentos dos ombros.

Antigamente havia uma técnica de ataque, chamado Shoulder surfing que consiste é um humano olhar o usuário digitando a senha, sobre os ombros do mesmo.

Esta técnica foi elevada agora à um novo nível e aliado ao maior uso de video conferências em 2020, levaram pesquisadores do Texas, a construir uma IA que tentava analisar imagens e adivinhar a senha digitada, através dos movimentos dos braços e ombros.

No passado, já tivemos técnicas de adivinhação de senha, através de sons do teclado ou da interferência eletromagnética gerada pelo contato da tecla do teclado.

Esta última técnica, foi empregada em um dos testes da urna eletrônica brasileira. Um pesquisador utilizou um rádio para detectar a interferência eletromagnética e descobrir em quem o eleitor votou, quebrando o sigilo do voto.

Com base neste novo achado, por precaução, ao digitar uma senha, desligue temporariamente sua câmera, até o fim da digitação.

Fonte: https://tech.co/news/ai-guess-password-shoulders

Torne-se membro

Já pensou em trabalhar com segurança no Brasil ou em qualquer outro país?

Torne-se membro de nossa comunidade e receba gratuitamente notícias e análise de vagas na área de segurança, e prepare-se para o mercado que dispõe de um grande número de vagas.

Author: fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.