fbpx

Testes de segurança, além do pentest

Os testes de segurança são mecanismos de validação e verificação dos controles de segurança.

Mas se você pensa que tudo acaba em pentest e que o teste de invasão ou de engenharia social irá cobrir todo o seu ambiente, e te deixar tranquilo quanto à segurança do seu sistema, você pode estar enganado.

Os testes de penetração, além de ser caros e exigirem profissionais altamente qualificados, nem sempre te entregam um resultado real.

Já vimos algumas empresas, reportarem incidentes de segurança semanas após uma consultoria renomada afirmar que estava tudo certo.

Então, se não dá para confiar apenas nos pentests, o que devemos fazer?

Testes de segurança que complementam

De fato, não dá para ficar só com o pentest. Você deve envolver os testes de segurança desde o início ou concepção de projetos e produtos.

Existem tipos de testes específicos para softwares e outros para testarem processos e pessoas.

Veja também o que são testes simulados e testes reais.

E até uma carreira de profissional de testes, que pode ser seguida.

Neste episódio do canal e podcast Fique Seguro, você poderá conferir as alternativas para o seu programa de testes.

Assine minha newsletter

Já pensou em trabalhar com segurança no Brasil ou em qualquer outro país?

Assine minha newsletter e receba gratuitamente notícias e análise de vagas na área de segurança, e prepare-se para o mercado que dispõe de um grande número de vagas.

Os times red team e blue team são divisões no time operacional de segurança, mas será que rola uma disputa ou mesmo briga entre os times?

Author: fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.