fbpx

Custo da cibersegurança deve crescer 83%

Em um estudo da PWC, apurou-se uma estimativa de aumento dos custos com cibersegurança, na ordem de 83%.

A pesquisa PwC Digital Trust Insights 2022, obteve cerca de 3,6 mil respostas de executivos de negócios, tecnologia e segurança.

Um outro resultado interessante é que ocorreu um aumento de aproximadamente 330% dos ataques no Brasil, durante o período da pandemia.

Muitos dos investimentos será para proteger o acesso de funcionários que continuam a trabalhar remotamente, além é claro da contratação de profissionais qualificados em cibersegurança.

Isso é bom ou ruim?

De maneira geral, empresas consideram cibersegurança um custo e portanto, custos devem ser diminuidos.

Nosso trabalho essencial é prevenir perdas, o que acaba sendo um retorno do investimento feito em cibersegurança.

Se tivéssemos a certeza que o aumento de custo seria focado em contratação de mão-de-obra qualificada, seria um bom sinal.

No entanto, o aumento será na contratação de serviços e ferramentas que devem ser mais eficientes conforme o tempo, na prevenção dos ataques que se intensificaram na pandemia.

Link para a matéria da CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/business/custos-com-ciberseguranca-devem-crescer-em-83-das-empresas-em-2022/

Assine minha newsletter

Já pensou em trabalhar com segurança no Brasil ou em qualquer outro país?

Assine minha newsletter e receba gratuitamente notícias e análise de vagas na área de segurança, e prepare-se para o mercado que dispõe de um grande número de vagas.

Author: fabio

Fabio Sobiecki é analista de sistemas, formado pela Unopar e especialista em Segurança da Informação pelo Senac e possui MBA pela FGV. Desde 2004, trabalha com Segurança da Informação, entre 1998 e 2004, trabalhou com tecnologia da informação, na área de infraestrutura e redes de computadores. Fabio Sobiecki é certificado pelo (ISC) 2 como CISSP e CCSP, desde 2008 e 2017, respectivamente. Atualmente, ele é presidente do capítulo de São Paulo (ISC) 2 e é engenheiro de soluções na RSA.